A organização Project for PublicSpaces (PPS) trabalha há 40 anos para transformar as cidades em lugares mais agradáveis para se viver, com diversos espaços de socialização. Recentemente a organização fez uma breve compilação de suas ideias utilizadas em campanhas sociais e reduziram a cinco conselhos que poderão ajudar os cidadãos e as organizações a fazer das cidades melhores lugares para se estar.
A seguir, os cinco conselhos.
1. Começar com uma visão, não com um plano.
Para que as organizações vicinais possam criar grandes espaços, o que quer dizer, espaços que consigam atrair pessoas, é necessário envolver a maior quantidade de pessoas possível. Assim, os espaços serão construídos com diversas visões distintas entre si e idealizadas pelas mesmas pessoas que depois visitarão as praças, os parques ou qualquer espaço público.
Neste sentido, PPS aconselha que o grupo responsável por um espaço primeiro crie sua própria visão sobre um lugar e que depois esta seja compartilhada com os potenciais usuários para observar os pontos em comum e que deveriam ser potencializados. Este processo, denominado visão flexível, serve para pensar em que se pode converter um lugar e como todos querem que isto ocorra.
2. Criar espaços que ajudem as pessoas a se expressar
Muitas pessoas entendem intuitivamente quando um espaço público funciona como tal ou não. Não obstante, os planejadores urbanos às vezes não consideram estes grupos, o que significa que eles não incidem nas decisões urbanas. Neste sentido, PPS propõe que se deve fomentar a participação cidadã e validar o conhecimento que possuem as pessoas a partir da observação que fazem dos lugares e as necessidades que eles esperam. Por este conselho, a organização considera necessário que ambos os grupos se comuniquem entre si, pois os dois são muito importantes no momento de planejar um espaço urbano.
3. Criar alianças com novos grupos
Quando uma organização está levando adiante um projeto para melhorar um espaço público, o mais provável é que recorra a grupos com os quais já trabalharam, obtendo quase sempre os mesmos resultados. Em vez disso, quando se opta por criar alianças com novos grupos, as ideias podem ser distintas e com um novo enfoque. É por isso que PPS recomenda este últimoparatestar novas estratégias de difusão, sobretudo através da internet, pois são capazes de chegar a um público mais amplo.
4. Debater com os cidadãos
PPS considera fundamental que as pessoas debatam sobre seus espaços públicos para reconhecer o que gostariam de melhorar com um trabalho em conjunto. Assim, pode-se fortalecer as conexões sociais, reforçar o respeito entre os vizinhos e criar um capital social. Este conselho de PPS surge em base a que os espaços públicos são parte da vida pública e, como tal, requerem debates abertos.
5. Ensinar através da ação
Os espaços vazios que existem nas cidades, como estacionamentos e terrenos sob rodovias ou linhas de metrô, são ideais para intervenções, sejam temporários ou permanentes. Com esta ação, pode-se mudar a percepção que algumas pessoas têm de um lugar que já consideram abandonado. Ao ver que um espaço pode ser revitalizado, as pessoas estarão dispostas a ser parte deste e de outros processos no futuro.
Por Constanza Martínez Gaete, via Plataforma Urbana. Tradução Eduardo Souza, ArchDaily Brasil.